terça-feira, 13 de setembro de 2011

As principais doenças de inverno Resfriado, influenza, bronquite e outros: conheça melhor cada uma delas e como se prevenir!


GRIPE
Causada por um vírus que se manifesta pelo ar, provoca cansaço, febre, dores no corpo, cabeça e garganta. Pode ser prevenida com alimentação saudável, muita água, exercícios e noites bem dormidas. A vacina reforça a imunidade, principalmente para os idosos.

RESFRIADO
Atinge o nariz e a garganta, causando espirros, coriza e tosse. A recuperação acontece em dois ou três dias. Exercícios regulares, boa alimentação, descanso e ingestão de bastante líquido são ideais para prevenir o resfriado. Evitar lugares fechados.

PNEUMONIA
É uma infecção nos pulmões que geralmente ocorre após outra doença respiratória mal curada. Os sintomas são de calafrios seguidos de febre alta, respiração rápida, dor no peito e tosse.

BRONQUITE
Facilmente confundida com a asma é uma inflamação dos brônquios que provoca inchaço na mucosa e dificulta a passagem de ar. Evite fumar.

ASMA
É a inflamação das vias aéreas, sintomas comuns são: a falta de ar, acompanhada de respiração ofegante e congestão nasal. As causas da asma são a alergia à poeira, ao mofo e ao pêlo de animais e mudanças do tempo.

RINITE
Causa crises de espirros, coriza e nariz entupido. A crise pode ser causada por alérgenos (poeira, pólen, mofo ou pêlo de animal).

TOSSE
É um meio que o organismo utiliza para limpar o aparelho respiratório e expulsar o catarro (muco com pus) e os microorganismos da garganta ou dos pulmões. Por isso, quando a tosse produz catarro, não tome nenhum medicamento para a tosse, beba bastante água, evite fumar e procure orientação para soltar e expulsar o catarro.

INFLUENZA
Os sintomas são confundidos com o de um resfriado mas, no caso de influenza, a febre é mais elevada, geralmente, de mais de 38 graus. A influenza também provoca dores na cabeça, articulações e músculos, além de dor de garganta e coriza. Sem os devidos cuidados, pode haver inflamação no tímpano, vias respiratórias, pneumonia e convulsões. É aconselhável procurar um médico imediatamente, descansar bastante e tomar cuidado para não contaminar os outros.


Muitas doenças causadas pela estação podem ser evitadas. Veja as dicas de nossa farmacêutica, Katiúscia Pimenta.

Mantenha o ambiente ventilado. Nessa época, há um grande aumento de bactérias no ar e, por isso, ambientes fechados como ônibus e escritórios devem estar arejados;

Evite bebidas geladas;

Em dias ensolarados, retire as roupas do guarda-roupa e as estenda ao sol;

Os lençóis e edredons também devem ser expostos ao sol e lavados no mínimo uma vez ao mês;

As pessoas que já possuem problemas respiratórios como bronquite, asma e sinusite devem evitar o contato com bichinhos de pelúcia e tapetes;

Em países de temperatura muito baixa, é indicado o uso de toucas que protejam os ouvidos, pois a friagem pode causar otite (infecção nos ouvidos). Nessa época, os agasalhos também são indispensáveis, principalmente, para proteger os pulmões;

Evite o contato com pessoas com gripe, pois essas doenças são adquiridas pelo ar;

Mantenha a respiração sempre pelo nariz e não pela boca, pois as narinas têm a função e filtrar o ar e aquecê-lo;

A alimentação deve ser balanceada com sopas e caldos ricos em verduras e legumes. As frutas são essenciais, principalmente aquelas que contêm vitamina C, como a laranja. Elas ajudam a combater gripes e resfriados;

Beba muita água

Nenhum comentário:

Postar um comentário